news carvalhando

eco-ansiedade e esperança ativa

Preocupação com o clima? Você não está só. A eco-ansiedade já é um transtorno mental descrito e vem cada vez mais atingindo mais pessoas que estão preocupadas com os rumos ambientais. Não é para menos né? Saiba mais aqui no Modefica.

A matéria traz dados e contextos para entendermos a importância do debate sobre saúde mental quando falamos de crise climática e questões ambientais e faz parte de uma série de matérias para o Setembro Amarelo. Aqui na news tem mais outros links sobre o tema.

Como alternativa, o conceito de “esperança ativa” é algo que continua me animando. O Livro “Esperança ativa - como encarar o caos em que vivemos sem enlouquecer” oferece ferramentas para encararmos as dores que vemos no mundo e nos colocarmos em ação para manter o equilíbrio. Compre aqui.


→ Durante os próximos meses eu vou colaborar com a National Geographic, desenvolvendo projetos e ações especiais, criando e compartilhando conteúdos que tenham o objetivo de promover mais ação e reflexão sobre temas urgentes dos nossos tempos. O foco será a conscientização sobre as Mudanças Climáticas, começando pelo que está acontecendo na Amazônia. 

→ Dando continuidade à campanha “O que você faz importa”, a Nat Geo desenvolveu uma página com conteúdo e matérias sobre a região - como uma entrevista exclusiva com Davi Kopenawa, xamã e líder yanomami, que analisa as ameaças aos povos indígenas e as consequências para todas as pessoas. Já a reportagem especial de Brian Barth, Flávia Milhorance, aponta alternativas para a pecuária, que ajudam a manter a economia local e regenerar a floresta.

A post shared by @carvalhando

→ Outra iniciativa é o desenvolvimento de uma coleção que soma visibilidade indígena e moda mais sustentável, como um convite às pessoas a repensarem o seu consumo. Os estilistas Day Molina e Paulin Sioduhi, foram convidados pela National Geographic para produzir uma coleção através das suas marcas NALIMO e SIODUHI STUDIO. Veja aqui o mini doc feito pelo Coletivo Indígenas Moda BR, sobre a coleção, que teve como tema as mudanças climáticas na Amazônia.

→ Para se aprofundar ainda mais nessas questões recomendo os documentários “Brasil Selvagem”, que faz uma viagem por alguns dos nossos principais biomas e o documentário "Greta Thunberg: O Futuro É Hoje", sobre como ações de uma jovem inspiraram mudanças reais a nível global.

#OQueVocêFazImporta #ConteúdoPatrocinadoNationalGeographic


→ No novo episódio do podcast Laboratório de Mundo - deste mês - Eu, Giovanna Nader e Linn da Quebrada mergulhamos no tema do consumo consciente para como um convite para repensar a motivação de cada compra que fazemos e tudo o que há por trás do consumo: Quem produz? Como é produzido? E depois de consumir? O que a responsabilidade coletiva tem a ver com isso? Ouça aqui

→ Se você curte podcast e se interessa pela tema, ouça também o último episódio da série “O tempo virou”, no qual Giovanna Nader entrevista Ailton Krenak.

→ Na minha última coluna da Revista Ela, fiz um “radar de greenwash” com base em informações do Instituto de Defesa do Consumidor.

A post shared by @carvalhando

→ Recentemente participei do programa CNN Nosso Mundo falando sobre o consumo pós pandemia. Para quem perdeu, o programa completo está também aqui no Youtube. As apresentadoras fizeram perguntas em cima do meu novo livro, “Como salvar o futuro”, que acaba de ganhar a segunda impressão e do “Viva o fim”, que foi finalista do prêmio Jabuti. Ambos estão disponíveis, respectivamente, no site da Editora Companhia da Letras autografados aqui e aqui


→ É setembro amarelo e neste mês jogamos luz na pauta da saúde mental e principalmente da depressão e do suicídio. Um texto antigo, mas importante publicado na revista Piauí, em 2009, traz um diário da escritora Daphne Merkin que escreveu a respeito da sua luta contra a depressão. Leia aqui.

→ Falamos o tempo todo sobre saúde mental, mas o que é? Onde mora? O que come? Achei um vídeo interessante da The School of Life que explica conceitos super interessantes a respeito. Veja abaixo.

→ No meio de tanta positividade tóxica, achei um perfil que fala de um jeito descontraído sobre saúde mental e também sobre diversidade LGBTQIA+. Segue um post do perfil abaixo. 

→ O escritor Gordon Lish, editor da revista Esquire, que já trabalhou com uma enorme quantidade de escritores pelo mundo, conta em uma entrevista para a The Creative Independent como manter o foco e também um pouco sobre seu processo criativo.

→ Uma coisa que ajuda nossa saúde mental de forma irrefutável é a música. Durante o trabalho, ou para relaxar, eu recomendo o programa Terapia, na rádio online Veneno. Sabia que existem milhares de rádios online espalhadas pelo mundo? É uma maneira de sair um pouco das redes sociais e explorar uma internet diferente!


→ Encontrei um artigo da Universidade de Yale que discute como lidar com essa ansiedade e repercussões mentais que aparecem frente ao caos climático.

→ Uma pesquisa apontou que uma “tempestade solar” está próxima e poderá deixar vários países sem conexão com a internet por semanas ou até mesmo MESES. Entenda aqui

→ Depois do início da pandemia do COVID-19, muitas empresas começaram a ligar seus alarmes para o meio ambiente. A digitalização das empresas e a ascensão da chamada economia regenerativa são pautas urgentes e tendências empresariais visando um mundo mais sustentável. Para você saber mais, clique aqui e veja também a postagem abaixo!

A post shared by @vivinoda

→ 56% dos jovens acreditam que a humanidade está condenada. Estudo feito com cerca de 10 mil jovens em vários países tenta entender a percepção deles a respeito do seu futuro diante da enorme crise climática que estamos vivendo.

→ O Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é considerado um problema e ameaça para a Coca-Cola. O produto da empresa é considerado um ultra processado e várias são as investidas para enfraquecer o documento do Ministério. Entenda aqui.


→ O Pinterest é a plataforma do ano para criadores de conteúdo, segundo a Adweek. Mas além de celebrar inovações e criadores de conteúdo que estão deixando suas marcas no mundo, a empresa tem se destacado cada vez mais com seu trabalho em busca de uma rede mais positiva e diversa.

Recentemente foi lançada uma coleção de atividades de bem-estar emocional que as pessoas podem fazer diretamente do aplicativo se estiverem estressadas, ansiosas ou tristes, criadas com a ajuda de especialistas em saúde emocional da Brainstorm, do Laboratório de Stanford para Inovação em Saúde Mental. A partir de 1° de julho de 2021, novas políticas de anúncios entraram em vigor proibindo todos os anúncios com linguagem e imagens sobre perda de peso.

A post shared by @mariaprata

→ Este ano chegou ao Brasil um recurso de gama de tons de pele que permite que as pessoas refinem suas pesquisas relacionadas à beleza com base em um conjunto de tons de pele. Ainda com foco na pesquisa de beleza inclusiva, anunciou o lançamento da pesquisa de tipo de cabelo, uma tecnologia inédita criada pensando nas pessoas negras e latinas, que incentiva os usuários a buscar inspiração para vários tipos de cabelos.

Tudo isso está conectado com as metas e conquistas globais para mais inclusão e diversidade, que você pode ver aqui e no relatório de transparência da empresa, divulgado desde 2013.

→ Você que é criador ou criadora de conteúdo e quer saber mais sobre como atuar na plataforma, conheça o Pin Idea, um novo formato para compartilhamentos e histórias. E não deixe de ler o e conhecer o guia de melhores práticas e também as formas de monetização na plataforma.

#ConteúdoPatrocinadoPinterest


→ Cada dia que passa surgem mais tecnologias para a medicina e compreensão do corpo humano. Você já ouviu falar de biohacking? Saiba aqui

→ Talvez estejamos aproximando cada vez mais os computadores dos cérebros humanos. Os chamados "Neuro Grânulos" são o futuro quando o assunto é atividade cerebral e eletrônica. A Wired falou sobre

→ Você conhece o Queering the Map? É uma plataforma com várias histórias de amor LGBTQIA+ e que dão um enorme quentinho no coração. Veja mais na Elástica.

→ Gosta de ver estrelas? Cientistas criaram o maior mapa virtual do Universo que você pode acessar gratuitamente aqui.

→ Estudar física é mais legal quando a gente aplica na vida real. Encontrei um site com uma coleção de vídeos que aplicam as teorias científicas no cotidiano! Veja aqui a coletânea.


→ Marina Abramovic se junta ao WeTransfer e monta a sua cápsula do tempo. Você consegue ver os itens que ela escolheu numa experiência imersiva e digital. Entre aqui

→ Você já tentou usar o Kindle? Sabia que e-books podem ser emprestados? Durante a pandemia, os livros digitais tiveram um boom de vendas e cada vez mais pessoas estão adeptas da leitura na tela. A New Yorker trouxe uma perspectiva interessante do tema aqui

→ Achei um site super interessante que te ajuda a ter uma relação mais saudável e segura na internet, mas de uma forma inusitada: como se você estivesse num restaurante! Conheça o Prato do Dia clicando aqui.

→ Você sente que você está ficando pra trás? Vendo milhões de adolescentes e jovens sendo super bem sucedidos? Assista o vídeo a seguir.

→ Quer relaxar? Encontrei vídeos de restauração de objetos muito antigos e cheios de marcas do tempo. É um canal do YouTube incrível que você pode acessar aqui e ficar, como eu, horas assistindo. 


A partir deste mês vou começar a divulgar aqui alguns benefícios para quem assina esta newsletter. Espero que vocês gostem :)

Curso YAM Sustentabilidade: Ecologia Profunda na Prática: A engenheira e educadora ambiental Aline Matulja te oferece conhecimentos teóricos e práticos para integrar a ecologia ao seu cotidiano em 15 aulas gravadas e diversos materiais de apoio. 10% de desconto com o cupom CARVALHANDO, válido de 20/09 a 03/10. Saiba mais aqui.

A Tal da Castanha e Ultracoffee: Leites vegetais e suplementos à base de plantas com 10% de desconto usando CARVALHANDO10. Você pode acessar aqui.

Livros: Compre meus livros direto da editora com 30% de desconto, com o cupom CARVALHAL30. Clique aqui.

Simple Organic: Produtos de beleza e maquiagem livres de origem animal e orgânicos com 15% de desconto usando CARVALHANDO. Use seu cupom agora aqui!