news carvalhando

esgotamento e epifanias

Oi, se você chegou nesta newsletter por indicação de alguém, assine aqui. Se você chegou aqui sem saber muito bem o que é rs, vou te explicar brevemente. Eu sou o @carvalhando lá do Instagram. Cansado dos formatos e da lógica dos algoritmos nas redes, decidi fazer essa newsletter, como forma de me conectar diretamente com as pessoas que curtem o meu conteúdo. Já somos quase 30 mil assinantes :).

Por aqui compartilho um pouco da minha pesquisa e do que vejo por aí sobre comportamento, sociedade, sustentabilidade, tecnologia e entretenimento. Nesta edição vou trazer alguns links sobre o movimento de “retomada”, que parece se aproximar conforme avança a vacinação. “Será que vem ai”? E também falar um pouco sobre algumas mudanças (e fofocas) que estão acontecendo nas redes sociais.


→ Será que tem gente que não está ansiosa com o fim do isolamento? Muita gente, sabia?! Uma pesquisa feita pela American Psychological Association descobriu que quase metade dos norte-americanos sente desconforto só em pensar na possibilidade de retomar a vida social ao vivo.

→ Há quem diga que tem a ver com o nosso cérebro, que é capaz de se adaptar a qualquer coisa. E veja só, um estudo feito com macacos saguis descobriu que, após um período de isolamento, eles apresentaram níveis mais elevados de estresse e cortisol depois das ressocializações. Veja aqui.

→ A New Yorker fez um post no Instagram que resume bastante como foi/está sendo nossa quarentena.

A post shared by @newyorkermag

→ A pandemia tem mudado demais as nossas vidas. Veja aqui porque nos EUA os trabalhadores estão pedindo demissão em ritmo recorde. E muitos estão considerando se aposentar! Entenda aqui.

Ah, e imagina uma semana de 4 dias? Pode ter sentido para muitas pessoas! A BBC explica.

A post shared by @carvalhando

→ E a euforia pós-pandemia? Vem aí? Neste mini-report feito pelo The Summer Hunter, tem um resumo do que começou a acontecer na Europa com a retomada. Espere mais encontros e vendas de camisinhas. Falando nisso, tem um texto na Folha bem interessante que fala sobre as sequelas sexuais da pandemia! Leia aqui.


→ Sabe porque a conta de luz da sua casa está mais cara? Por causa das mudanças climáticas. E a tendência é piorar. A informação não é novidade para ambientalistas, pesquisadores da área e cientistas, mas o governo federal vem insistindo que a pior crise hídrica dos últimos 91 anos é algo pontual e não poderia ser prevista. Entenda mais aqui.

→ Na Clímax Newsletter também tem mais informações, neste post feito na época do apagão do Amapá. E aqui, entenda como as termelétricas poderão contribuir com um aumento drástico nas emissões de gases de efeito estufa.

→ E você sabia que a floresta amazônica já está emitindo mais gás carbônico do que absorvendo? Um estudo publicado na última quarta-feira (14), na revista científica Nature, liderado por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que regiões da floresta afetadas pela degradação ambiental estão levando o conjunto da Amazônia a emitir mais carbono do que consegue absorver. Entenda aqui.

→ O desperdício de alimentos não para de crescer no mundo. O impacto ambiental de tudo o que é produzido afeta o meio ambiente em tudo, desde o início do processo, passando pela produção e descarte de embalagens, logísticas e outros processos. Veja aqui como as mentiras e truques de rotulagem contribuem com isso.


→ Será que todo mundo precisa virar “influencer” da sua própria profissão? O “profissional influencer” está em todo lugar: no Direito, na Medicina, na Arquitetura, na Educação Física, na Nutrição. E muitas vezes, por preguiça de pesquisar, ou seduzidos pelo bombardeio de suas presenças nas redes, os consumidores acabam por contratá-los. Leia mais aqui

→ E a história do escritor que desistiu de publicar livros impressos e transformou em newsletter? Ele vai publicar um capítulo por semana, nesta mesma plataforma que uso, para quem pagar 5 dólares por mês para acessar. A Substack parece estar decidida a perturbar o mundo da publicação de livros.

→ As newsletter estão crescendo cada vez mais. Algo como a volta dos blogs, só que de um jeito diferente. Eu acredito demais. Há cada vez mais versões pagas no mercado que remuneram diretamente os criadores de conteúdo. É um formato interessante. Por aqui, minha intenção é continuar fazendo de graça para assinantes, incluindo conteúdos patrocinados pertinentes que ajudem a pagar o trabalho das pessoas envolvidas. Esta matéria conta um pouco.

A post shared by @carvalhando

→ Ainda falando nisso, o Instagram anunciou recentemente as mudanças na plataforma que, segundo eles, será agora um ambiente de entretenimento e não mais de fotografias. Eu postei no meu perfil esse conteúdo acima explicando sobre como vai ser isso e deu bastante “ibope”.


→ A fofoca edifica? Recentemente saiu uma bomba nas redes sociais sobre como aqueles perfis de fofoca cheios de seguidores são na verdade uma máfia. Será que aquela premissa inicial do Instagram de ser um aplicativo em que vemos apenas o real e que nada é manipulado caiu por terra? Achei um post interessante sobre o assunto aqui e a Piauí publicou um texto contando a história por trás dos perfis de fofoca, leia aqui.

→ Sabe aquelas fotos chocantes das Kardashians que são cheias de FaceTune e retoques digitais? Então, na Noruega agora elas devem ser sinalizadas dizendo que foram modificadas. O foco é que as pessoas parem de se comparar com fotos irreais. Podia acontecer no Brasil também né? Leia aqui.

→ Já participou de sorteios de iPhone? Muita gente cai em fake news repostando fotos oficiais e seguindo milhares de perfis para ter a oportunidade de ganhar um celular, kits gigantescos de maquiagens ou dinheiro. O Chico Felitti explica tudinho com detalhes em seu podcast “Isso Está Acontecendo”.


→ Você sabia que a forma como a gente lava, passa e guarda as nossas roupas impacta não só no tempo de vida delas como também no meio ambiente? 

A post shared by @electroluxbr

Pois sim. Esse é o tema da minha coluna deste mês no perfil da Electrolux. Entra lá para você saber mais e descobrir como fazer as suas roupas durarem mais, de forma mais responsável. #conteúdopatrocinado

→ Ainda sobre o impacto das nossas escolhas: nesta semana eu e o Gui e Otávio do maravilhoso perfil @vaicomguio bolamos esse mini desmanual, para repararmos em algumas das mensagens que nos formaram e algumas boas perguntas, para fazermos - a nós e ao mundo - antes de comprar. 

A post shared by @carvalhando

→ Agora, uma novidade para quem quer se conectar com marcas e projetos mais conscientes: a Roupateca, o primeiro guarda-roupas compartilhado do Brasil, está lançando o Clube Roupateca - uma plataforma de benefícios, vantagens e conteúdo, com formato de assinatura mensal. Saiba como participar aqui.


→ Acabo de ganhar mais um lugar para publicar meus textos! Nesta semana comecei como colunista da Revista ELA, do Jornal O GLOBO. A coluna será quinzenal e assinantes podem acompanhar no site aqui.

A post shared by @elaoglobo

→ Na última semana, postei também mais um texto na minha coluna da MIT Technology Review, sobre as mudanças anunciadas pelo instagram. Mais do que falar sobre o que mudou ou não, a ideia é pensarmos sobre o que essas mudanças dizem sobre nós. 

→ Já está no ar o podcast que participei, no Jornada da Calma. Falamos sobre consumo, tecnologias, redes sociais, e também sobre a importância de sonhar alto e realizar. Foi muito especial. espero que curtam.


Make Happy | NETFLIX

Se você já me acompanha, viu a dica aqui, assistiu INSIDE, e como eu ficou viciado no Bo Burnham. Saiba que na Netflix está o show anterior dele, o MAKE HAPPY. Para conhecer mais sobre o seu trabalho de diretor, assista também “Oitava Série (Eight Grade)” no Telecine. É para rir, para chorar e se desmontar.

Hacks | HBO Max

Hacks, série disponível na HBO Max, conta a história de Deborah Vance (Jean Smart) e sua luta para manter sua residência em Las Vegas. Para isso, ela vai contar com a ajuda de uma outra comediante, Ava, que foi recentemente “cancelada” nas redes sociais. O contraste geracional, a questão dos cancelamentos e o machismo na comédia chamaram minha atenção na trama.

Solos | Amazon Prime

Solos é o “Black Mirror” do Amazon Prime. Embalada pela ficção científica, a série discute temas bem particulares da nossa vida, interpretados por grandes atores. Pessoalmente, eu não curti o primeiro, mas os episódios seguintes são ótimos, recomendo. 

High Maintenance | HBO Max

High Maintenance é da HBO Max e começou como um projeto independente do YouTube e agora está na HBO. Ela conta a história de um traficante de maconha, a vida pesada das grandes cidades e as histórias peculiares que vivem os clientes do tal traficante.


Diariamente eu posto lá nos meus stories alguns posts que acho interessantes e vou começar a colocar aqui na newsletter também! Em toda edição vou indicar alguns perfis que ando acompanhando.

  • Sobre momentos icônicos na história e links com cultura pop, tem o Imagens História.

  • Para quem quer entender mais sobre marketing digital mas de uma forma realista e sem uma vibe “coach”, eu recomendo o Tira do Papel!

  • Sobre vida criativa, frustrações e diferentes “neuras”, eu descobri o Avocado Ibuprofen.

  • Dois perfis com designs lindos para inspirar e algumas chamadas interessantes são a Edreika e o Free the Mind.

Ando Ouvindo: