news carvalhando

ética da derrota

“As Olimpíadas acabaram, e agora pessoas que moram no Brasil já podem voltar a não dormir pelos mesmos motivos de sempre”. O meme do Sensacionalista me representa bastante.

Mas foi bem simbólico ver que além das alegrias, derrotas, injustiças e infelicidades, o esporte foi palco para falar sobre saúde mental, ética animal, transfobia, racismo, sustentabilidade e até crochê.

Espero que esses temas não saiam de pauta. Além deles, é importante lembrar que ainda estamos em uma pandemia.


→ A incrível Rayssa Leal, medalhista de prata no skate street e o surfista Ítalo Ferreira, que foi ouro no surfe, inspiraram muita gente depois de suas passagens em Tóquio. As vendas de artigos de skate e de surfe decolaram.

→ As olimpíadas tomaram conta das redes sociais. Trouxe para você uma lista dos melhores TIKTOKs feitos pelos atletas que agora se tornaram estrelas da internet.

→ E uma matéria do BuzzFeed me fez refletir a respeito dessa interatividade dos atletas que também vêm sofrendo os efeitos da necessidade de aprovação a partir das redes.

→ Eliane Brum, colunista do El País, publicou nesta semana um texto incrível refletindo sobre a importância e simbologia da vitória de Rebeca Andrade, ouro na ginástica, nos mesmos dias em que o monumento do bandeirante Borba Gato foi queimado em São Paulo.

→ É impossível não perceber como o clima tem mudado nos últimos tempos, e as olímpiadas não ficariam de fora dessa conversa. O calor e umidade em Tóquio são uma amostra do que enfrentaremos nos próximos jogos nos próximos anos. E nesse tópico, a BBC fez uma página incrível sobre o nosso futuro, num mundo mais quente.

→ Em algum momento da vida aprendemos a lidar com a derrota? Julián Fuks faz reflexão acerca do tema utilizando da reação de Maria Portela, judoca, que perdeu a chance de medalha nas olimpíadas.

→ E ainda sobre o assunto, Simone Biles mostrou como que não adianta o corpo estar excelente se a saúde mental não anda bem. A Alma Preta escreveu sobre.

→ O campeão olímpico do salto sincronizado, Tom Daley, chamou atenção com um hobby lindo e curioso: o tricô. O atleta viralizou na internet após ter sido flagrado tricotando durante as provas de salto da equipe feminina.


→ As notícias do COVID-19 podem até estar mais otimistas, mas não podemos dizer o mesmo quanto ao clima, que só piora. A CNN fez um artigo com opiniões de cientistas sobre o tema.

A post shared by @modefica

→ Inclusive, chegou a literalmente NEVAR em alguns pontos do país. Achei um texto que ajuda a entender porque o frio extremo também é sintoma do aquecimento global. Em contrapartida, no Canadá e EUA, os termômetros ultrapassaram 45ºC e na Califórnia houve o registro da maior temperatura já registrada no mundo: 54,5ºC.

A post shared by @modefica

→ Frente ao frio, muitas pessoas em situação de rua estão passando por bastante aperto. A seguir, um guia de onde e como doar na cidade de São Paulo.

A post shared by @marciotalon

→ Nesta semana o IPCC divulgou um relatório com um retrato da ciência física do clima dos últimos 30 anos. Entre os destaques: estamos na rota de aquecimento de 1.5°C nestes próximos 20 anos. Eventos de ruptura abrupta estão no horizonte, inclusive na floresta amazônica. “Net Zero” (descarbonização) pode estabilizar a temperatura em 1.5°C até 2100. Veja mais aqui.


→ Mesmo ficando tão acostumados com o mundo usando máscaras, é inevitável que tenhamos sentido um mínimo trauma nesse processo. A New Yorker escreveu sobre.

→ E quem vai estar aqui para ver todas essas mudanças está se preocupando. A juventude anda preocupada com o futuro do nosso clima. Trouxe um dossiê que explica de forma bem didática o que acontece no Brasil.

→ Com o mundo (re)abrindo aos poucos, a ansiedade social é um problema que começou a despontar para alguns. A DAZED explica como lidar.

→ Querem eternizar as pessoas por meio da tecnologia. Entenda o aplicativo que promete uma ligação com os mortos.

→ Existem extremos em toda linha ideológica ou de pensamento, até na ecologia! Conheça o ecofascismo.


→ Fiquei muito feliz que meu livro “Como Salvar o Futuro” foi indicado pela revista Gama como um dos mais importantes para se pensar o presente e o futuro. Inclusive, para você conhecer as outras indicações, é só acessar aqui. E para comprar meu livro - que está com desconto - só clicar aqui.

”A Premonição” é uma obra de Michael Lewis que investiga os americanos que, frente ao negacionismo de Donald Trump, não se deixaram levar pelos discursos que tomaram conta do país.

→ Já leu Moby Dick ou gosta de livros sobre o oceano? O livro “Oceano sem lei” é uma aventura selvagem em alto-mar.

”Sobre os ossos dos mortos”, vencedor do Nobel de literatura, é um thriller hilário que faz uma reflexão muito importante acerca da vida e morte e como que a sociedade interage.

→ Minha amiga Giovanna Nader traz em seu livro ”Com que roupa?” dicas práticas sobre como ter uma vida sustentável, se vestindo bem e salvando o planeta.

→ Já devem ter te falado sobre a importância da respiração para a saúde. Mas o livro Respire, traz uma perspectiva ainda mais cientifica e embasada do tema, numa leitura super divertida.


→ Estamos trabalhando de graça todos os dias por conta das redes sociais, sabia? Os algoritmos colhem nossos dados de forma que nos tornamos funcionários de grandes corporações, sem nem sabermos. Esse é o tema do podcast Ilustríssima, da Folha.

→ A imbecilidade programada e a quase impossibilidade do anonimato são temas do Resumido que aborda, além desses temas, a nossa dependência do ambiente digital. Ouça aqui.

→ O futuro existe ou a gente tá inventando? Um podcast incrível que participei foi com as meninas Donas da P* toda! Saiba mais aqui.

A post shared by @donasdaptoda

→ O podcast Mamilos falou sobre comunismo dias atrás com o podcast História Cabeluda e eles postaram o conteúdo completo e sem cortes. O episódio “Quem tem medo do comunismo?” está disponível aqui.


→ As newsletters realmente são a nova primavera para quem quer fugir do buzz das redes sociais. O Facebook já começou a investir.

→ Lembra daquele assunto da Tiktorização das coisas? A Contente.Vc apresentou uma perspectiva super interessante acerca do tema. 

A post shared by @contente.vc

→ Muitas pessoas estão já cansadas da vida de redes sociais, várias delas inclusive antes mesmo de entrar nelas. Mas será é uma boa ideia fugir delas? O jornal Núcleo estudou essas possibilidades de fuga.

→ O TikTok esta lendo a sua mente, mais do que outras redes sociais. Entenda aqui um pouco do algoritmo da rede social mais popular do momento.

→ A cantora Letrux publicou em seu Instagram uma reflexão importante sobre o que andamos vivendo e sobre redes sociais:


Trouxe alguns cursos interessantes que vem por aí e você pode se interessar. 

Ando Ouvindo: